Sejam Bem-vindos!

A ação é um projeto de extensão que objetiva proporcionar experiências que ampliem a formação cultural de estudantes e professores de educação física, em particular, da comunidade acadêmica da UFF, em geral, através de passeios e visitações orientadas a instituições públicas de arte, cultura e história no Rio de Janeiro. Concomitantemente, haverá o debate acerca de aspectos relativos às tais experiências, em especial, leitura e estudo de literatura pertinente, debate e produção de textos sobre os passeios/visitações e temas relacionados; pesquisas sobre as possibilidades de inserção do professor de educação física nos espaços de difusão artística/cultural/histórica e condições de acessibilidade a pessoas com limitações por deficiência nestes espaços. As atividades ocorrerão durante o período de fevereiro a dezembro/2012 nas dependências do IEF/UFF e em diversas instituições de cunho artístico, cultural e histórico do estado do Rio de Janeiro.No encerramento de cada evento será emitido uma declaração de participação emitida pelo IEF/UFF. É uma proposta que emerge a partir da percepção de que nos currículos de formação de professores não existem, via de regra, espaços instituídos para as experiências de fruição e produção de cultura e de arte prevalecendo uma escassez ou mesmo ausência de experiências culturais e artísticas significativas para os sujeitos que se formam professores. As ausências de experiências de fruição, de educação dos sentidos e de sensibilização para o belo pode redundar em importante impacto nas formas como os sujeitos formulam o conhecimento e nas maneiras através das quais eles o constroem e, principalmente no caso dos professores, como o transmitem (PINTO, 2002).



Agenda Cultural:



MAC- 30/03/2011-exposição arte contemporânea brasileira coleções João Sattamini e MAC Niterói e reconstruções- arte contemporânea da África do Sul

Casa França Brasil-17/05/2011-exposição Daniel Senise


Centro Cultural dos Correios- 22/06/2011-encontro internacional de fotografia do Rio de Janeiro



Teatro Municipal de Niterói- 14/09/2011-exposição partituras autógrafas brasileiras


Concha Acustica-26/10/2011-Caravana da Ciencia


Museu do ingá- 18/11/2011- encontro niteroi america do sul



MAC- 14/03/2012-exposição: Anna Bella Geiger na coleção João Sattamini, Algumas Séries de Luiza Baldan e Arte Contemporanea Brasileira (Coleções João Sattamini)


Teatro Municipal de Niteroi-18/04/2012- exposiçao: Noel é 100 na sala couto e sobre o teatro municipal


Museu do Ingá-9/05/2012- visita a obra do museu


Museu Historico Nacional-15/07/2012- visita a exposição sobre Ayrton Senna


Casa França Brasil-19/12/12- visita a exposição José Rufino/Ulysses



Contatos:



neidexd2@hotmail.com

passeiosculturaisuff@gmail.com



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fotos da visita ao MAC

As fotos mostradas abaixo foram realizadas no dia 05/06/2013 no espaço do Museu de Arte Contemporânea de Niterói 
A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Alguns anos de história e já os fatos e personagens intermediários – embora fundamentais – vão se esbatendo sob a sombra dos protagonistas maiores: o MAC é criação e decisão do arquiteto Oscar Niemeyer e do prefeito Jorge Roberto Silveira.
A primeira exposição no segundo andar: Imagem em processo. Charif Benhelima: Polaroids 1998-2012 apresenta um panorama da obra em Polaroid de Charif Benhelima, grande expoente da arte contemporânea belga. Iniciada pelo Palais de Beaux-Arts (Bruxelas) e aclamada pela crítica internacional, a exposição chega ao MAC de Niterói, trazendo 128 Polaroids divididas em quatro séries, e oferece ao público a oportunidade de observar o processo de trabalho de Benhelima. Curadoria: Daniella Géo e Christophe De Jaeger

Segunda exposição no segundo andarCriado em 2001, o Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil dedicada à produção do conhecimento e à ação pública no âmbito dos direitos humanos, da educação, da política urbana, da comunicação e das artes.Desde sua fundação, o Observatório prima pela formação de jovens de espaços populares, sobretudo na perspectiva da construção de sua autonomia e protagonismo em diferentes práticas culturais e linguagens artísticas, notadamente no campo da fotografia e do vídeo. O processo formativo desses jovens se  configura das tessituras entre o mundo da vida e o imaginário que dele se apropria e o desvela como prática social. Valoriza-se, no percurso anunciado, o encontro de diferenças e a pluralidade de subjetividades de atores e atos em cenas compartilhadas do saber, do fazer e do criar. Desse modo, o processo de formação e o produto da formação são íntimos, parceiros, indissociáveis. 
Estiveram presentes estudantes de Ed.Fisíca 2013.1 da Universidade Federal Fluminense e professora Cristina Borges responsável pelo projeto ''Passeios Culturais e Visitação Orientada no Estado do Rio de Janeiro.